18 outubro 2005

O Preço da Liberdade.

“Qual o custo da liberdade?” era uma frase pichada nos muros de uma grande metrópole por onde centenas de pessoas passavam a cada minuto. Pessoas altas, baixas, pretas e com pressa. No meio da multidão observa-se um vulto, difícil de perceber os contornos no meio de tantas cabeças atrasadas. Pára, observa. Liberdade não tem preço. A voz tímida, imperceptível no meio daquela poluição sonora, desaparece , porém ainda esperamos atento a volta. Só memória. Liberdade, a grosso modo, é capacidade do ser humano de agir com a própria determinação. Leis, ética, limites e sociedade compõem fundamentos essenciais para se chegar à liberdade pessoal sem atrapalhar a liberdade alheia. Durante muito tempo o termo “liberdade” me perseguiu, o que eu procurava era mesmo independência. Não agüentava a dependência racional, igualitária e emocional. Procurava por um ideal utópico, mas sentia que chegaria a ponto de ver o por do sol, e não analisá-lo mais fisicamente, somente contemplá-lo pela imensidão. Acreditaram que o fim da repressão geraria liberdade. Liberdade religiosa, de expressão, de imprensa e de pensamento. Na verdade não creio que somos livres. Ainda saímos às ruas pedindo paz, pedindo ordem e pedindo educação. Qual o sentido de viver as custas de uma política mundial injusta? Será que eu poderia pagar a liberdade em prestações? E sem juros? Queria imediatamente, mas dependo do sistema onde vivo. Ok. Sairei correndo pelas ruas, gritando pelada pelos meus ideais. Estarei sendo livre não? Ainda naquela rua passa gente de todas as raças. A parede esta suja e mal conservada, porem quem é mais atento ainda observa o que restou de uma manifestação. As frases já não são mais as mesmas, as cores estão sobrepostas umas as outras e os ideais mudaram. É difícil acreditar na liberdade quanto estamos presos ao tempo. A vida é simples: nascemos, vivemos e morremos. O bom é que vez em quando surge um vulto, às vezes mais alto, às vezes mais magro, que pára e observa. A liberdade não pode ser paga, mas lutar por ela é um objetivo duradouro e recompensador. A voz sumiu... e nunca mais apareceu!
D. Carbonari.

Bom, na verdade coloquei esse texto pois sempre tive uma tara pela liberdade mas na verdade nunca pensei realmente o que seria a liberdade... Descobri nas minhas idas e vidas por aí nos meus passeios de metrô, nas viajes por outros estados, nas descoberta de novas culturas, pessoas, sonhos... a liberdade de ir e vir. Foi o meio que eu utilizei para dar prazer ao meu sonho de ser livre. E você, o quanto pagaria para ter liberdade?